Top

Polêmica: a nova musa de 14 anos da Dior e outras adolescentes no mundo da moda

A modelo que abriu o desfile mais recente de alta costura da prestigiosa casa Dior não é (não era, já dá para se dizer) famosa, top e sequer tem experiência. No perfil dela no models.com, consta apenas uma polaroid e um desfile. Mesmo assim, Sofia Mechetner fisgou Raf Simons: a jovem de apenas 14 anos saiu do subúrbio de Tel Aviv para fechar um contrato de dois anos como estrela nas passarelas e anúncios da marca, no valor de £170 mil (quase R$ 890 mil).

Leia mais: #RGlooks: Dior galore na nossa lista de bem vestidos

A história é de cinderela. Sofia mora em um minúsculo apartamento, onde divide o único quarto com os dois irmãos mais novos, que ainda ajuda a criar. A mãe trabalha como faxineira e dorme no sofá. O contrato com a Dior deve mudar esse cenário. Mas a idade da menina está causando polêmica no mundo da moda, afirma o Daily Mail.

Segundo o jornal inglês, além de exploração do trabalho infantil, é um problema colocar uma criança como embaixadora de roupas feitas para mulheres. Sofia é alta e magérrima. Não porque faça dieta. Simplesmente porque está em fase de crescimento. A figura “etérea” seria uma ilusão quando se leva em conta as adultas mulheres reais que vão desejar alcançar aquela imagem e, de fato, têm condições de pagar pelas roupas da maison, com preço a partir de £6 mil (R$ 31 mil).

Apesar das recentes medidas legais de diversos governos europeus contra modelos exageradamente magras nas passarelas ou em campanhas (Itália, Espanha e Israel desde 2013, França no início de 2015), do British Fashion Council e diversas revistas especializadas recomendarem uma idade mínima de 16 anos, Sofia não está sozinha.

Kaia Gerber, 13 anos, filha da supermodel Cyndy Crawford, acaba de assinar contrato com a IMG. Lily-Rose, hoje com 16 anos, filha de Johnny Depp, desde os 15 modelava para a Chanel. Anais, filha do roqueiro Noel Gallagher, foi selecionada por uma agência quando tinha apenas 11 anos.

No passado, Brooke Shields causou furor em uma famosa campanha sexy da Calvin Klein aos 15 anos. Kate Moss, que começou aos 14, costuma dizer que pagou um preço por isso – ataques nervosos e abuso de medicamentos são, talvez, os mais suaves.

Mais de Moda