Top

Roteiro inusitado: caçar tornados e tempestades nos EUA

Lembra dos caçadores de tornado do filme “Twister”? Pois a OneLapse Expedições Fotográficas está lançando um roteiro exclusivo e nada convencional para acompanhar e registrar fotos de tornados e tempestades nos Estados Unidos.

Leia mais: Diário de viagem: Nova Zelândia geek style por Michi Provensi

Voltada para quem procura aventura e uma experiência inesquecível, a expedição, com nova dias de duração, atravessa a região conhecida como Tornado Alley, ou “Corredor dos Tornados”. Ela também inclui estados que não fazem parte da rota tradicional dos turistas, como norte do Texas, Oklahoma, Kansas, leste do Colorado, Nebraska, Wyoming, Dakota do Sul e Dakota do Norte. É nesta região que as correntes de jato geladas que vem do Canadá se encontram com as massas de ar quente e úmido vindas do golfo do México – combinação perfeita para gerar tornados.

Como presenciar e fotografar fenômenos climáticos e manifestações naturais não é tarefa para amadores, é fundamental o acompanhamento de guias especializados. É necessário analisar não só a previsão do tempo, mas dados e informações de satélites e radares. “Realizamos o trajeto em uma van equipada com sensores, GPS e barômetros, e assim, monitoramos a formação das tempestades com a maior precisão possível”, explica o fotógrafo e proprietário da OneLapse, Cristiano Xavier.

A época, de acordo com ele, é entre os meses de abril e julho. Mesmo assim, paciência e determinação são fundamentais, porque os tornados podem demorar para acontecer. “Quando realizei a expedição, fotografei uma grande tempestade com a luz do pôr do sol atravessando as nuvens de um lado e a lua cheia nascendo no outro. Ficou difícil decidir para onde apontar a câmera”, exemplifica.

As inscrições para o primeiro grupo do Brasil a realizar esta expedição fotográfica de tornados e tempestades já estão abertas. A viagem conta com poucas vagas e acontecerá de 25 de junho a 3 de julho de 2016. Mais informações pelo site da OneLapse.

Mais de Lifestyle