Top

Slow Food lança app com dicas gastronômicas ao redor do mundo

O Slow Food lança simultaneamente no Brasil e na Europa o aplicativo Slow Food Planet, cuja proposta é fazer uma verdadeira curadoria de dicas para encontrar os melhores restaurantes, bares e cafés do mundo. O app já tem 12.500 recomendações em 22 países, sendo 847 no Brasil, escolhidas por mais de 2000 colaboradores ao redor do mundo.

Leia mais: Chef Ana Soares cria nhoques inspirados nos sabores do Brasil

São associados do movimento, chefs, produtores artesanais e jornalistas que contribuem com dicas e comentários para selecionar estabelecimentos com práticas que se identificam com o perfil do movimento, ou seja, que ofereçam alimentos bons, limpos e justos. A seleção final fica à cargo da rede Slow Food.

As indicações são reunidas em áreas, cidades ou territórios significativos do ponto de vista cultural, paisagístico e gastronômico, variando de país para país e adaptando-se aos costumes de cada um. Se na Itália, por exemplo, a plataforma recomenda osterias tradicionais, e na Espanha, bares de tapas, por aqui não poderiam faltar churrascarias e botecos.

Em território nacional, inicialmente o aplicativo traz sugestões de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Goiania e região, Belém e arredores, Amazonas – Manaus, Norte Catarinense, Florianópolis e Porto Alegre.

O app pode ser baixado sem custo na Apple Store ou Google Play, com acesso gratuito inicial a um território de sua escolha. Associados do Slow Food têm acesso imediato a dez territórios. Cada local adicional tem custo de U$ 1,99 e pode ser comprado separadamente, de acordo com os interesses e necessidades de cada um. A verba arrecadada com o aplicativo será destinada ao movimento e o app tem como um dos objetivos conseguir patrocinadores e novos apoiadores para a organização.

Fundado por Carlo Petrini, na Itália, em 1986, o Slow Food é um movimento internacional sem fins lucrativos que nasceu como um protesto contra o fast-food e a fast-life, onde tudo é padronizado.

Mais de Lifestyle