Top

Amal Allamudin perde caso e jornalistas da TV Al Jazeera são presos no Egito; entenda

Amal Allamudin, advogada de direitos humanos e mulher de George Clooney, era a representante de um dos três jornalistas da TV Al Jazeera presos em 2013, sob acusação de divulgar notícias falsas. Um processo foi aberto contra eles em fevereiro de 2014.

Os três jornalistas são o egípcio Mohamed Fahmi (representado por Amal), naturalizado canadense, o produtor egípcio Mohammed Baher e o australiano Peter Greste, que foi deportado ao seu país de origem em fevereiro. Os três e outros dois acusados terão de cumprir três anos de prisão, e Mohammed mais seis meses.

Apesar de o tribunal insistir que eles não são jornalistas, e naquele país não há crime contra a liberdade de expressão, eles eram acusados de trabalhar sem licença. E também de apoiar o presidente deposto Mohamed Morsi e a Irmandade Muçulmana, organização tida como terrorista pelas autoridades egípcias.

A rede de TV condenou o veredito em nota e assegurou que não havia nenhuma prova de que seus jornalistas transmitissem notícias falsas.

Mais de Gossip