Top

Caos selvagem: o bar apocalíptico de Stephan Doitschnoff para Absolut, em Recife

Por Carol De Barba

A estreia do apocalíptico Absolut Art Bar, assinado pelo artista Stephan Doitschinoff, deve transformar a noite de Recife a partir deste sábado (1/08) – e deixar os paulistanos salivando por um projeto do mesmo calibre. RG esteve na inauguração para convidados que rolou na última sexta (31.07) – veja quem passou por lá na galeria de fotos. A seguir, a gente conta mais sobre a atração.

Leia mais: Stephan “Calma” Doitschinoff tem mostra exibida em Paris

O projeto de “art bars” da Absolut já passou por diversos países, mas essa é a primeira vez que as “noites extraordinárias” da marca chegam ao Brasil. O escolhido para conceber o projeto foi o multifacetado artista Stephan Doischinoff. Suportes inusitados e experimentações não são estranhas a Stephan, mas ele conta que o Art Bar levou seu trabalho a outro patamar. “Era hollywodiano. Tinha dias com 80 pessoas trabalhando aqui dentro. Amei isso aqui”, comemora.

Além de ganhar carta branca de Absolut, Stephan foi responsável por todas as etapas do projeto. Desde a escolha do prédio (um antigo banco, “símbolo maior do capitalismo”, explica), a trilha sonora (de Serge Gainsbourg à anarco-punk Crass), cardápio (de pegada slow food e com ingredientes de plantas em extinção) até os drinks (Municipal Waste é o favorito dele, #ficadica), móveis, figurino e escolha do staff. Ele pensou inclusive no destino dos produtos quando o bar acabar: será tudo leiloado, com renda destinada a instituições beneficentes de Recife.

O conceito geral do projeto gira em torno de um tema nada usual: o fim do mundo através da expansão demográfica. Intitulado “10 Bilhões”, o bar foi inspirado principalmente em referências do livro “10 Billions”, de Stephen Emmott, que relata as consequências sociais quando a terra atingir esta marca em número de habitantes (prevista para 2050!). “O que a gente quer é mostrar o poder da transformador da criatividade. Futuro não é dado, é uma construção”, diz Patricia Cardoso, Gerente de Grupo das marcas White Spirits da Pernod Ricard Brasil, sobre a pegada apocalíptica.

O bar conta com três andares, cada um representando uma ideia de futuro. O primeiro (e mais impressionante) é um “futuro remoto, caos intenso, tipo, a humanidade foi exterminada e a natureza voltou a dominar”, conta Stephan. A verdadeira selva montada dentro do espaço foi feita a partir de mudas usadas por Burle Marx (artista e paisagista que deu nome ao parque paulista), que serão doadas ao Jardim Botânico de Recife no fim das contas.

O segundo andar ganha um “lounge desertificado”. Nesse ambiente, Stephan cobriu três quartos do piso com areia, como se fosse uma praia, e projeta na parede um imenso vídeo da explosão de uma bomba atômica. “O homem tem essa postura de só observar o circo pegar fogo como se não fizessem parte disso”, justifica.

Por fim, o rooftop, que retrata o “futuro mais que perfeito”. Completamente pintado de negro (o chão recoberto por grama sintética preta!), representa o fim com uma perspectiva mais, digamos, nostálgica. “Quando tudo acabou, a utopia seria ter um foguete para ir embora. Então, é como se você estivesse vendo tudo do espaço”, diz Stephan. Apenas vista da praia da Boa Viagem, das cúpulas incríveis dos prédios históricos do Marco Zero – até que não seria um fim do mundo tão ruim, né?

Agende-se:
ABSOLUT ART BAR BY STEPHAN DOISCHINOFF

Avenida Rio Branco, 23, Bairro do Recife (Recife – PE)
Entrada: Gratuita, sujeita à lotação do espaço (300 pessoas )
Horário: de 1 a 16 de agosto.
Sábado, dia 01/08: das 19h às 2h – Abertura oficial, com Junior C (SP) e Lúcio Morais
Domingo, dia 02/08: das 15h às 21h, com Allana Marques e Lia Paris (SP)
Sexta, dia 07/08: das 19h às 2h, com Renato Foster (SP) e Lala K
Sábado, dia 08/08: das 19h às 2h, com João Brasil (RJ) e Trusty (SP)
Domingo, dia 09/08: das 15h às 21h, com Galaxy IV (Database), Lúcio Morais e Guil Salles (SP)
Sexta, dia 14/08: das 19h às 2h, com Zegon (SP) e Da Mata
Sábado, dia 15/08: das 19h às 2h, com Fernando Marx e AD Ferrera (SP)
Domingo, dia 16/08: das 15h às 21h – Encerramento Line up secreto

Mais de Festa