Top

Incêndio atinge pavilhão da Cinemateca Brasileira, em São Paulo

Depois do Museu da Língua Portuguesa, mais um importante ponto cultural de São Paulo é atingido por um incêndio: a Cinemateca Brasileira. O fogo consumiu parte de um dos galpões da instituição, que fica na região da Vila Clementino, Zona Sul da capital paulista, durante a madrugada desta quarta (03.02).

De acordo com o Ministério da Cultura, o incêndio atingiu um dos quatro depósitos de armazenamento de filmes em suporte de nitrato de celulose, característico da produção cinematográfica anterior à década de 1950.

Cerca de 1.000 rolos de filmes foram queimados. Destes, 17 são curtas-metragens e o restante são cinejornais. Deste total, a maioria está conservado em outras mídias/suportes. Os filmes destruídos estavam todos em domínio público e o levantamento da pequena parte afetada, sem duplicação, será informado pela Cinemateca nos próximos dias.

Neste sábado (06.02), a Cinemateca abrigaria a segunda sessão ao ar livre de uma série de homenagens a David Bowie. Mas, por causa do incêndio, a programação do final de semana está suspensa.

*Atualizada às 17h10

Mais de Cultura