Top

RG Entrevista: Rico Dalasam estreia show em SP com participação de Thiago Pethit

Por André Aloi

Se o ano passado serviu para Rico Dalasam fazer o Brasil conhecer o movimento queer rap, em 2016 ele promete mais. Com um CD previsto para maio, ainda sem nome, o artista faz um esquenta para a novidade, recebendo convidados especiais em seu novo show. A estreia do “Fervo do Dalasam” será nesta sexta-feira (15.01), no palco da Choperia do Sesc Pompeia, na capital paulista.

Leia também: Thiago Pethit abre intimidade em livro fotográfico financiado por fãs

A primeira participação especial é de Thiago Pethit. RG adianta que eles vão se reunir em dois momentos no palco. Uma delas é na faixa “Deixa”, do próprio Rico, e outra é “Quero Ser Seu Cão”, do roqueiro. “Vamos criar algumas coisas e não vai ficar plenamente rock nem rap. Isso, as pessoas só poderão ver ao vivo. A ideia é aprontar, não fazer o original”.

Segundo o rapper, Pethit é fervido numa outra ponta. “Desde o ano passado, quando ele lançou seu disco (“Rock’n’Roll Sugar Darling”), achei incrível como ele é no palco. A partir dai, começou nossa conversa, sempre tentando criar essa data. Nunca rolava, porque ele estava em turnê. Pra mim também foi cheio de coisa”, comenta. “Essa semana, nos ensaios, estamos criando uma forma de minha música encontrar com a dele”.

Enquanto o disco não sai, ele propõe um encontro com pessoas que, em suas palavras, gosta muito. “Tem coisas novas, mas não é o disco ainda. Quero encontrar pessoas, todo mês gente nova. Com banda, o show fica mais encorpado”, adianta. Em 2015, segundo ele, tocou muito em festa, clubs, festivais… “Agora, tá mais com cara de palco, festival”.

Cansado de responder sobre isso, mas uma pergunta que vem sempre à tona é: há preconceito no movimento? “É uma dúvida recorrente de quem não acompanha a cena. Fui criando um caminho inédito e meu. Nesse primeiro instante, minha voz teve um papel enorme de romper e criar um imaginário de que era possível, a ponto de outros artistas explorarem isso, não só no rap. E também as minorias das quais faço parte”.

E ele não encara como estigma ser taxado como o “rapper gay”. “A gente queria ser essa representatividade. É um marco. A gente não quer ser desprezado. Porque, de alguma forma, gerou uma mudança. Isso tornou o rap maior e tornou possível alguém – das minorias das quais eu venho – viver nas coisas e se sentir inspirado e colocar sua arte na rua. Foi uma carga de esperança”, pontua.

O show, com 12 faixas, todas autorais, vai ser ainda uma prévia do novo disco, que o rapper manda avisar: “prepare seus melhores orgulhos, estejam afiados”. Ao invés de apenas um DJ, uma banda também acompanhará a apresentação, com guitarra, teclado e percussão. Rico Dalasam interpreta músicas do EP de estreia Modo Diverso (2015), além de outras composições próprias inéditas.

SERVIÇO
Rico Dalasam recebe Thiago Pethit @ Sesc Pompeia
Data: Sexta-feira (15.01), às 21h30
Endereço: Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia
Ingressos: R$ 6,00 a R$ 20,00

Mais de Cultura