Top

Jac Leirner abre nova exposição na Galeria Fortes Vilaça

A artista paulistana Jac Leirner vai abrir na Galeria Fortes Vilaça, em São Paulo, um inédito corpo de trabalho, criado com jogos de sudoku que ela resolveu e colecionou ao longo de meses. Todas as obras se desenvolvem a partir do seu esforço de dar forma a processos abstratos como lógica, raciocínio e, em especial, a passagem do tempo.

Batiazada de métrica mínima, que foi exposta pela primeira vez na Bienal de Sharjah deste ano, a artista emprega estratégias íntimas da sua produção como acúmulo e reordenação, além de alternâncias entre alta e baixa cultura. O pensamento matemático inerente ao passatempo é traduzido através do rigor formal de Leirner, que dispõe os jogos sobre telas lineares de linho, separados por grupos de 9 ou de seus múltiplos (18, 27 e assim consecutivamente).

Leia mais: Fotos de Linda e Mary McCartney ganham exposição inédita, em NY

Em outro desdobramento, a artista cria colagens com tiras coloridas de jornal extraídas da seção de quadrinhos dos periódicos. O processo decorre do ato de recortar o sudoku, resultando em formas abstratas e jogos de palavras alinhados à tradição da poesia visual. Agende-se!

Jac Leirner @ Galpão Fortes Vilaça
De 28 de novembro a 22 de janeiro de 2016
Rua James Holland, 71 | Barra Funda
11 3032 7066 | www.fortesvilaca.com.br

Mais de Cultura