Top

Pré-estreia de “Trago Comigo”, de Tata Amaral, é nesta sexta (31)

A estreia mundial de “Trago Comigo”, novo longa-metragem da diretora Tata Amaral, está marcada para esta sexta (31.08), às 21h, no Memorial da América Latina. A sessão faz parte do 10º Festival de Cinema LatinoAmericano, e tem entrada franca (retirada de ingressos a partir das 20h).

Leia mais: 10º Festival de Cinema Latino-Americano começa nesta quinta (30.07)

No filme, um ex-membro da luta armada contra a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), preso e posteriormente exilado político, é um diretor de teatro na cidade de São Paulo. Interpretado por Carlos Alberto Riccelli, o personagem é convidado para dar uma entrevista, quando se dá conta de que não tem memória alguma dos meses que passou clandestino e de como aconteceu sua prisão. Através da peça de teatro que passa a montar junto com seu jovem elenco, ele vai mergulhar na sua própria história e na história de seu país, envolvendo sua militância e encarceramento, revelando para si e para todos aquilo que, de tão doloroso, preferiu esquecer.

Tata Amaral já havia buscado expressar dramaturgicamente uma relação problemática com o passado em “Hoje” (2011), longa vencedor do Festival de Brasília e premiado no Festival Internacional de Cinema Político de Buenos Aires e no Festival de Cinema UNASUR (San Juan, Argentina). Em “Trago Comigo”, ela usa depoimentos reais de ex-militantes contrários ao regime militar dialogam diretamente com a ação da trama.

No elenco, estão também Georgina Castro (revelada em “O Céu de Suely”, de Karim Aïnouz), Felipe Rocha, Emilio di Biasi, Selma Egrei, Pedro Lemos, Júlio Machado, Maria Helena Chira, Paula Pretta, Gustavo Brandão e Janaína Ávila.

O Memorial da América Latina fica Av. Auro Soares de Moura Andrade 664 / portões 2 e 5, Barra Funda.

Mais de Cultura