Top

Dicas para manter as unhas fortes, saudáveis e lindas

Por Carol De Barba

Unhas fracas e quebradiças são motivo de drama na vida de muitas mulheres. RG consultou a dermatologista carioca Christiane Gonzaga a respeito dos melhores cuidados para mantê-las sempre fortes, saudáveis e lindas. Anote as dicas!

Leia mais: Protagonista de “Verdades Secretas”, Camila Queiroz dá 5 dicas de beleza

“Para unhas saudáveis, o ideal é manter o organismo saudável”, explica Christiane. De acordo com ela, o mineral mais importante para o fortalecimento das unhas é o Zinco, mas a ingestão de níveis adequados de proteínas também ajuda. Se mesmo assim elas não estão legais, consulte um médico. “Condições como anemia, desnutrição e o hipotireoidismo, muito comum entre as mulheres, deixam as unhas fracas, moles e com descamação”, alerta.

Nas tarefas domésticas, luvas são obrigatórias. “O uso de produtos químicos como detergentes também afeta a saúde da unha”, diz a dermatologista.

Segundo Christiane, quem vai à manicure toda semana precisa ter em mente: o excesso de esmaltes sensibiliza as unhas. “O ideal é retirar pelo menos 24h antes de ir à manicure e, nesse período, hidratar com um óleo ou produto específico para cutículas e unhas”, ensina. O mesmo procedimento deve ser adotado logo após o uso de removedores de esmalte, principalmente os que contem acetona.

Evite remover as cutículas. “Ao retirá-las, deixamos as unhas frágeis e desprotegidas, favorecendo a entrada de fungos e bactérias. Além disso, a remoção das cutículas em excesso pode lesar a matriz da unha, principalmente quando a manicure utiliza a espátula para afastá-las”, afirma Christiane. Em vez disso, hidrate. “Essas substâncias (hidratantes) criam uma película protetora contra os agentes externos nocivos à pele e às unhas”, explica. Experimente esta receitinha caseira: depois de retirar o esmalte, aplique um creme hidratante corporal com uma gotinha de óleo de amêndoas e faça movimentos circulares. “Assim, as unhas ficam mais hidratadas e o esmalte vai durar mais, pois um dos fatores responsáveis pelo esmalte durar pouco tempo é a desidratação”, conta a dermatologista.

Tolueno, Formaldeído e Dibutilftalato: em geral, é melhor passar longe de produtos que contêm alguma dessas (ou todas!) substâncias. Elas são as responsáveis pela maioria das alergias. Entretanto, se você não é alérgica, o Formaldeído (em concentração de até 1%) pode ajudar no fortalecimento das unhas. “O uso em excesso também pode fragilizá-las. O ideal é utilizar este tipo de produto até observar o endurecimento das unhas e depois utilizar somente o hidratante de cutículas e unhas”, ensina Christiane.

Mais de Beleza