Top

Pele: sete erros comuns na correria do dia a dia

Os cuidados com a pele costumam ser as tarefas mais prejudicadas na vida de quem tem uma rotina corrida, seja pela pressa, seja pela preguiça.

Como cuidar pele é fundamental para a beleza e para a saúde (é ela que nos protege de muitas influências externas), listamos os sete erros mais cometidos no dia a dia. Confira e mude seus hábitos já:

1) USAR MUITOS PRODUTOS
O cuidado básico para ter uma pele saudável consiste em três pilares: limpeza, hidratação e proteção solar. Depois, dependendo da necessidade de cada um, o dermatologista pode indicar mais um ou outro tratamento (antiaging, antissinais, acne, etc.).

2) FICAR SÓ NA ÁGUA
Beber água ajuda, sim, no tratamento da pele ressecada. Mas também é preciso usar um hidratante adequado para o seu tipo de pele. Águas termais e loções com ingredientes como ácido hialurônico e ureia são ótimos aliados.

3) EVITAR ÁCIDOS, COM MEDO DE “QUEIMAR A PELE”
Não precisa evitar, basta se proteger. A maioria dos produtos anti-idade e acne, especialmente os mais fortes, contém algum tipo de ácido – o princípio ativo para renovar as células. Eles são direcionados para uso noturno, mas é indispensável aplicar filtro solar também ao longo do dia, já que a pele tende a ficar mais sensível.

4) ACNE, COISA DE ADOLESCENTE
Muitos adultos também sofrem com acne – ela pode estar associada a oscilações hormonais, por exemplo. E já existem produtos para tratar especificamente o problema nesse período, como é o caso do Age+Blemish Defense, de SkinCeuticals.

5) PROTETOR SOLAR SÓ EM DIA DE SOL
Quem nunca abandonou o protetor solar em um dia nublado e acabou sofrendo com uma queimadura de “mormaço”? As nuvens bloqueiam apenas 20% dos raios UV, ou seja, mesmo em um dia fechado, 80% deles continuam a atingir a pele. O protetor é indicado inclusive em ambientes fechados, já que a luz visível também pode trazer danos à pele.

6) ESQUECER DA POLUIÇÃO
Poucas pessoas sabem, mas 90% do envelhecimento precoce da pele é causado pela combinação da poluição e raios solares, segundo a fundação The Skin Cancer Foundation. A poluição acelera o ciclo natural de envelhecimento da pele de duas formas: esgotamento das defesas antioxidantes e danos causados por radicais livres.

7) EXCESSO DE LIMPEZA (ACREDITE!)
Estudos recentes revelaram que a pele é coberta por um conjunto de microorganismos – o microbioma cutâneo – que atuam como barreira natural contra agressões externas. O desequilíbrio desse conjunto pode levar a alergias e doenças de pele.

Mais de Beleza