Top

Barbas à moda sereia: formosura ou tortura?

Por Carol De Barba (rá-rá-rá)

Barbas à moda sereia. É isso que mais ou menos significa Merman Hair, tendência divertida de colorir os pelos faciais que alguns barbudos mais estilosos e ousados têm adotado.

Leia mais: Nova barbearia da Cavalera tem clima low rider em casarão antigo

Apesar dos tons azulados, esverdeados e lilases, bem com cara de “fundo do mar”, terem dado nome à trend, os meninos têm adotado todo tipo de cor, das vibrantes às candy. Vale tingir também os cabelos, para combinar.

É complicado precisar de onde essa ideia saiu. Fala-se pela internet que do ninho dos hipsters (o Brooklyn, em Nova York), espalhando-se rapidamente até Portland (a terra das bicicletas, no Oregon) – a mania não não é nada londrina, vamos combinar.

No Brasil, há dois anos e meio, o stylist Felipe Veloso, reconhecido pelo dom de montar looks incríveis cheios de informação, já circulava por aí com a barba azul. “Não por um motivo especial. Eu sempre gostei de mudar de visual, de tentar coisas novas”, conta.

Na época, a barba colorida durou apenas uma semana, por causa de um trabalho. Recentemente, a vontade bateu mais uma vez, só que com um objetivo especial: vermelha, para incrementar a fantasia do baile de carnaval do Copacabana Palace. “Fiquei mais tempo de vermelho. Foi saindo, fiquei com ela rosa. Adorei, aproveitei que tinha o aniversário da Regina Casé, minha amiga, todo rosa e amarelo”, relata.

De acordo com o stylist, o processo é exatamente o mesmo que se faz com o cabelo: descolorir e tingir. “É um pouco traumático porque, né, tem que descolorir o rosto, mas… quem quer formosura aguenta tortura, não é assim?” , brinca.

RG bem que tentou achar um barbeiro para falar nessa matéria, mas eles têm verdadeira aversão à trend – Marinho, da Barbearia Cavalera, é um deles. O próprio Felipe, apesar de ter aderido, não acha que a barba colorida vai pegar. “É uma tendência muito extreme, talvez daqui a alguns anos. Mas eu adoro que as pessoas se permitam fazer coisas incomuns. É um jeito diferente de você se perceber”, opina.

E aí, vai encarar? Na galeria de fotos tem algumas imagens para você, quem sabe, se inspirar – ou desistir de vez.

Mais de Beleza